sábado, 6 de setembro de 2014

Boa música: o fermento do clássico


    Como reconhecer uma música verdadeiramente boa?
    Em primeiro lugar uma música verdadeiramente boa irá variar de indivíduo para indivíduo, dependerá de sua capacidade de decodificação, de compreensão e de seus mapas mentais.
  Você pode analisar tecnicamente, apenas avaliar os danos emocionais que causa em seus sentimentos ou então nem se importar com nada e apenas sentir o que você se permite sentir.
   Enfim, é arte, é cultura, é livre, uns valorizam mais, outros menos, outros nem racionalizam sobre o tema.
    E música também é polêmica. Ficar divagando sobre o tema vai longe e a intenção não é refletir sobre qualidade, apenas relatar um insight, um pensamento que ocorreu neste que vos escreve. Sem pressões, sem defender o que é certo ou constatações cientificas. São apenas percepções que podem ou não fazer sentido para quem embarcar nessa breve leitura.
    Me ocorreu que uma boa música, um bom disco, um clássico, eles demoram para ficarem bons. Podem nascer com sucesso ou não, mas vão crescendo a cada audição.
 Tem que ir escutando, descobrindo coisas novas, suas peculiaridades, suas texturas e sensações.
   Aos poucos, com o tempo, você vai percebendo novas camadas, novas nuanças, a arte acontecendo, o inusitado, a técnica apurada, a simplicidade genial, a experimentação, a poesia, a coragem, o contexto da criação, as inspirações utilizadas, o perfil dos músicos... Tudo se soma, se mescla e a boa música, um álbum clássico, ele vai devagarinho crescendo dentro de sua mente.
    Quando percebe-se, ele transcende o tempo, fica gigante. Torna-se eterno.
   Este creio ser o maior encanto da música, proporcionar acesso a este fantástico universo.
    Deixe a música fazer parte de sua vida, permita-se sentir, fuja do trivial, do infectado produto comercial das massas que apenas te conduz a compassos pré programados do consumo que devora a beleza do mundo. A vida é curta e você pode encontrar uma inesgotável fonte de prazer.
   Escutar música desta forma, aproveitando plenamente as suas possibilidades, é um exercício mental, exige um certo esforço, mas tem suas recompensas.... 
   Use seus ouvidos, sua mente, sua alma... Use a música e seja mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário